Caros,
Esse é um carro que eu quero muito "ressuscitar", apesar de saber que é uma tarefa muito difícil ...
Primeiro porque comprei o carro por acaso. Fui atrás de um lote de peças de Dodge e descobri que o vendedor daquelas peças havia desmanchado um Charger R/T 72 para usar a suspensão dianteira e mecânica num Essex 1930 ... "Num o quê ???? " ... Essex ...
Segundo porque se trata de uma marca obscura ... Essex era um fabricante americano independente de automóveis, de 1918 a 1922 ...
Em 1922 foi incorporado pela Hudson para ser uma marca de preço moderado, abaixo dos caros e sofisticados Hudson ...
Quando estava negociando as peças, fiquei curioso sobre o carro e recebi estas 3 fotos dele, 2 do carro e 1 de época:
Me apaixonei pelo carrinho e coloquei ele no meio do negócio ...
Quando mandei um funcionário buscar o carro, descobri que o carro estava desmontado, sendo que metade dele estava em São Paulo e a outra metade no interior do estado, a 250 km da capital ...
Quando consegui juntar aquele amontoado de peças, botei as mãos na cabeça e, educadamente falei: "FODEU !!"...
Mas sou insistente ... Comecei a estudar as poucas referências a este carro que existem, consegui localizar um jogo de rodas de madeira originais dele ...
O que me deixou feliz quando busquei o carrinho foi que junto dele veio o manual original do proprietário, de 1930 (!!!!) e uma foto dele ainda montado, com placas do Estado da Guanabara ...
Imagine o frisson que este carro devia causar na década de 30, na Avenida Atlântica em Copacabana, com a capotinha aberta ...
Numa situação dessas eu fico com a obrigação de salvar o carro ... é mais do que um amontoado de lata, é um pedaço da história ...
Nesse momento estamos bem no começo do processo de restauração, trabalhando o chassi do menino, reparando alguns pontos de corrosão ...
Para fechar o post, algumas fotos de Essex Roadster 1930 restaurados:
Interessante que esse último tem as "wire wheels" ao invés das rodas de madeira ... Suspeito que ambas as rodas poderiam vir em 1930, uma como standard e outra como opcional ...
Aqui mais uma foto de fábrica:
Charmoso demais não ???
E faltou o motor, um 6cc de 60 hp, enquanto os Ford tinham apenas 40 hp ...
Posso garantir que vou fazer meus maiores esforços para fazer este carrinho voltar aos seus dias de glória, mas se vou conseguir, isso só o tempo dirá ...
Abraços,
Badolato