domingo, 20 de março de 2011

Test Drive - Volvo XC60

No final dos anos 60 a potência dos carros, principalmente nos EUA, cresceu muito ... Eram comum carros de uso estritamente familiar, como os Oldsmobile Cutlass, terem mais de 300 hp ...

Essa era a diferença entre EUA e Europa ... Enquanto na Europa os carros potentes eram exclusividade de alguns poucos que compravam os super esportivos, nos EUA a potência era popular, democrática ... Quase todo mundo dirigia um V8, automático, com potência mínima de 200 hp e torque de pelo menos 40 kgfm ...

Isso começou a mudar no início dos anos 70 ... Até antes da crise do petróleo de 73 as montadoras começaram a reduzir taxa e potência, buscando economia de combustível ....

Os anos 80 foram mortos nesse sentido e os anos 90 mostraram um crescimento apenas na potência de alguns esportivos ...

Mas de uns 5 anos para cá começamos a viver uma inflação de cavalaria .... Qualquer carro de luxo hoje tem mais de 300 hp, alguns carros top passam de 400 e outros, como a Porsche Cayenne Turbo S, as Mercedes AMG, o Mustang Shelby 500 e o Cadillac CTS-V já ultrapassaram a marca de 500 hp !!!!!

E esse trend de potência foi generalizado ... Até carro coreano esta chegando nos 300 hp ...

Mas como andam estes novos carros musculosos ?

Meu sogro comprou um Volvo XC60, turbo, 304 hp ... E ontem, domingo, fui dar uma voltinha nele ainda sem placas, voltinha que divido agora com os poucos leitores deste blog ...  





O carro é leve, apesar do tamanho. Volante pequeno, preciso ... Painel de instrumentos simples e bonito ... Damos a partida e nada de mais ... Saimos devagar e também não se nota nada ... Se pisa fundo e no primeiro segundo também não acontece nada, afinal o turbo ainda está se enchendo em baixas rotações ... Até que a força aparece... você gruda forte no banco e o bicho deslancha forte ! Muito bom mesmo ...

Saindo da imobilidade a falsa impressão inicial de marasmo se reforça com o controle de tração ,,, nem uma patinadinha, nem uma cantadinha de pneu ... Mas o turbo enche forte e o SUV faz um 0-100 na faixa dos 7 segundos ... Excelente mesmo ... Surpreendente ...


Veja o vídeo do pequeno test drive:



Abraços,

Badolato

2 comentários: