quarta-feira, 2 de março de 2011

Carros da minha coleção: Essex Roadster 1930

Caros,

Esse é um carro que eu quero muito "ressuscitar", apesar de saber que é uma tarefa muito difícil ...

Primeiro porque comprei o carro por acaso. Fui atrás de um lote de peças de Dodge e descobri que o vendedor daquelas peças havia desmanchado um Charger R/T 72 para usar a suspensão dianteira e mecânica num Essex 1930 ... "Num o quê ???? " ... Essex ...

Segundo porque se trata de uma marca obscura ... Essex era um fabricante americano independente de automóveis, de 1918 a 1922 ...

Em 1922 foi incorporado pela Hudson para ser uma marca de preço moderado, abaixo dos caros e sofisticados Hudson ...

Quando estava negociando as peças, fiquei curioso sobre o carro e recebi estas 3 fotos dele, 2 do carro e 1 de época:




Me apaixonei pelo carrinho e coloquei ele no meio do negócio ...

Quando mandei um funcionário buscar o carro, descobri que o carro estava desmontado, sendo que metade dele estava em São Paulo e a outra metade no interior do estado, a 250 km da capital ...

Quando consegui juntar aquele amontoado de peças, botei as mãos na cabeça e, educadamente falei: "FODEU !!"...

Mas sou insistente ... Comecei a estudar as poucas referências a este carro que existem, consegui localizar um jogo de rodas de madeira originais dele ...

O que me deixou feliz quando busquei o carrinho foi que junto dele veio o manual original do proprietário, de 1930 (!!!!) e uma foto dele ainda montado, com placas do Estado da Guanabara ...


Imagine o frisson que este carro devia causar na década de 30, na Avenida Atlântica em Copacabana, com a capotinha aberta ...

Numa situação dessas eu fico com a obrigação de salvar o carro ... é mais do que um amontoado de lata, é um pedaço da história ...

Nesse momento estamos bem no começo do processo de restauração, trabalhando o chassi do menino, reparando alguns pontos de corrosão ...



Para fechar o post, algumas fotos de Essex Roadster 1930 restaurados:






Interessante que esse último tem as "wire wheels" ao invés das rodas de madeira ... Suspeito que ambas as rodas poderiam vir em 1930, uma como standard e outra como opcional ...

Aqui mais uma foto de fábrica:



Charmoso demais não ???

E faltou o motor, um 6cc de 60 hp, enquanto os Ford tinham apenas 40 hp ...



Posso garantir que vou fazer meus maiores esforços para fazer este carrinho voltar aos seus dias de glória, mas se vou conseguir, isso só o tempo dirá ...

Abraços,

Badolato


9 comentários:

  1. Parece muito difícil (e é mesmo), mas não pra você com sua infraestrutura e experiência.
    Tem muito colecionador que se dedica mais aos carros dos anos 20 e 30, também por razões mais práticas. Poucos cromados, nada de laterais lisas, carroceria monobloco, estofado complexo, painel, essas coisas... Comparando com carros das décadas seguintes, são mais simples.
    E o Essex está pedindo a companhia de um Dodge Brothers!!!!!!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Caros,

    A ignorância é uma merda mesmo ...

    Comprei meu carro com as rodas "wire", ou arame se for para traduzir ao pé da letra ...

    Como as fotos de fábrica que eu tive acesso mostravam carros com rodas de madeira, paguei um bom dinheiro por um jogo de rodas que encontrei ...

    Mas em uma brochura que consegui posteriormente eu vi carros com as rodas tanto de madeira como as de arame ...

    Hoje consegui contato com Michael McDonald, que tem um Roadster 1930 também ... Ele me esclareceu que as rodas de madeira eram as standard e as arame eram as cobiçadas opcionais ...

    Ou seja, gastei dinheiro para comprar rodas que se colocadas no carro fariam um downgrade nele ...

    Bem feito ... Quem mandou não estudar ...

    Abraços,

    Badolato

    ResponderExcluir
  3. Boa, é mais um ítem para o manual de restaurações: confie no seu carro, ele é um testemunho de época.

    ResponderExcluir
  4. A foto da barata vermelha e roda creme é um outro modelo com motor de 8 cilindros em linha e top de linha.
    Apesar de raro vc deverá encontrar muita coisa nos USA inclusive no Clube da Hudson. No Uruguay vc tb pode achar algumas coisa.
    Esses autos são simples em comparação aos mais modernos, o problema é encontras as peças que faltam, poucas mas raras.
    Realmente as rodas podem ser de raio, era uma opção de luxo. Ficam bem mais legais.
    O Passador do Paraná reproduziu essas calotas para uma Hudson que era de SP e agora está em Minas, é 8 cilindros mas a calota é a mesma.
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Paulo e Gui,

    Realmente temos que confiar no carro, mas quando vi aquelas rodas de charrete .... Achei que o máximo eram rodas de madeira ...

    A barata vermelha e roda creme é um Hudson então ?

    Muito boa a dica da calota .... Estou me animando a pegar a acelerar a restauração dele ..

    Abração,

    Badolato

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho mais é que ficar longe desses carros da década de 20 e 30 ... Tenho medo de despirocar e viciar neles ... é um mundo novo para mim, muito modelos, muitos fabricantes independentes, coisa de maluco ... Melhor eu ficar com os meu Dodges mesmo ... kkkkkk

    Interna !!!

    ResponderExcluir
  7. num sei porque, mas achei as rodas de madeira mais bonitas, mais clássicas

    ResponderExcluir
  8. Badola, vc pirou de vez !!!! Tá louco ???? 1930??? A Hebe Camargo deve ter desfilado neste carro dançando as marchinhas carnavalescas, kkkkk !!!!

    Bom, agora que é seu, restaura ! O problema é o que você falou: o leque de opções é muito grande.

    Falando em Hudson, eu gosto do Hudson Hornet. É muito bonito e parece que andava muito !!!


    abraços

    Luis Vital

    ResponderExcluir