terça-feira, 3 de maio de 2011

5R15H - Caravan SS 80 6cc

Caros,

Me lembro de, em final de 1979, quando vi os primeiros Opalas 1980 no pátio da GM em São Caetano do Sul ... Aquela frente quadrada era tão moderna para a época ...

Os SS 80 eram especialmente legais ... Me lembro muito dos brancos e dos beges ... Vermelho só na revista ... E verde eu não me lembro ...

O interessante é que quase todos eram 4cc ...

Uma revista (4 Rodas ou Autoesporte, não lembro) testou um Opala SS 80 vermelho 6cc ... De resto, tudo 4cc ...

30 anos depois, com o advento da internet, conseguimos acesso inimaginável às informações dos carros que ainda existem ... E temos registro de apenas 2 Opalas SS 80 6cc sobreviventes, e 4 Caravans SS 80 6cc.

Acho engraçado que a maioria dos Opalistas, ao invés de garimpar um escombro 6cc de fábrica, prefere pegar um 4cc e trocar o motor ... Para andar é a mesma coisa, mas em termos de preservação da história é quase um sacrilégio ...

Hoje conversando com o meu amigo Lincoln hoje, ele me passou as fotos das 4 Caravan SS 80 6cc remanescentes conhecidas, 2 verde samambaia e 2 cinza diamantina.

Um carro raro e muito colecionável ...





Abraços,

Badolato

7 comentários:

  1. Cara ta ai uma preferencia minha, de todos os anos dos Opalas o 80 é o meu preferido ! ele da a impressão de ser maior que os mais antigos, não sei explicar... eu teria um, mas so depois de chegar no RT Amarelo, ai posso pensar num opala ! rsrs...

    Abraço

    Edu

    ResponderExcluir
  2. Interessante sua colocação. A propósito, quando restaurei a minha Caravan 4 cil. fiquei muito tendado a colocar um 4100 nela. Já que estava gastando os tubos mesmo, uma troca de motor acrescentaria pouco ao rombo financeiro. Mas o senso de preservação falou mais alto e não me arrependo.

    ResponderExcluir
  3. Badola,

    É o que muita gente faz também com os "Fervericks", trocam seus motores de 4 e/ou 6 cilindros por um "hot" 302 V8 aí já viu o resultado final...Quem manda a fábrica dar essas opções, né ??
    Todos os SS, desde 1974 quando surgiu a versão com o motor 151-S, acabaram se tornando raros nos modelos de seis cilindros, pois geralmente quem os solicitava, especialmente na configuração Caravan, queria um acabamento melhor, coisa que essa versão não oferecia (era baseada no acabamento dos modelos mais simples...), daí a raridade da coisa...

    ResponderExcluir
  4. Talvez os Opalas ainda tenham uma certa abundancia, ou facilidade de encontrar um em bom estado com o preço ainda razoavel...
    por este motivo os Opalistas ainda nao despertaram para buscar modelos bem raros, como no caso do ss80.
    Ja se tratando de Opala ss a coisa muda um pouco, este ja esta raro, nao vemos em eventos aqui no Parana Opalas ss na verdade quase nao se ve este modelo. Foi um carro muito vendido e bastante interesante.
    Ja no caso dos modelos 80, nunca me chamaram a atençao, sempre gostei dos modelos coupe ate 74 e 88, 89 tambem coupe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a gostar de Opala faz pouco tempo. Mas não o suficiente para ter um. Acho que é um europeu americanizado. São apertados por dentro, acabamento pobre (pelo menos até 84), e me lembram o que foi feito com o Falcon na Argentina: emperequitado até morrer.

    Mas os SS são muito bonitos, principalmente o 76.

    abçs

    ResponderExcluir
  6. Existem mais algumas carvans e opalas ss 80 conheçidos no fórum Opaleiros do Paraná. Todos os opalas e caravans SS que eram 6 cilindros de fábricas são raros hoje em dia. Estima-se em média que haja apenas 30 unidades dos 6 cil. originais de fábrica para cada ano de fabricação 1971-1980. Sendo muito raros os 71-74.
    Eu tenho um SS-6 1974 vermelho fórmula.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Sergio,

    Eu estimo que muito menos !!!

    Por exemplo, dos SS-80 só conhecemos 2 realmente 6cc de fábrica !

    E os SS-77 não conhecemos NENHUM 6cc de fábrica remanescente.

    Dos mais antigos, principalmente até 73 quando só existia SS-6 eu acredito que possa sim haver uns 30 de cada ano, principalmente 72 e 73 ... Mas daí em diante é quase tudo 4cc ...

    É o que o Mário falou ... Quem comprava um 6cc acabava preferindo um carro mais bem acabado do que o SS, caindo num Comodoro ...

    Luis,

    Não é o carro que é pequeno .. A gente é que é muito grande !!! Você no eixo y e eu no eixo x !!! (típica piada de politécnico sem graça ... kkkkk)

    Lucas,

    O coupé parou em 88 ... E é o Opala que eu mais gosto !!

    Abraços a todos,

    Badolato

    ResponderExcluir