quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Já gostei, não gosto mais: Citroen XM



Quando as importações de veículos foram reabertas, em 1991, uma enxurrada de novos carros apareceu no mercado ... Alfas 164, BMW dadas em sorteios de shopping, era carro novo para todo o lado ...

Naquela época, 20 anos atrás, eu gostava muito do Citroen XM ... Design Bertone, carroceria angulosa, suspensão ativa, motor V6 (ou 4cc turbo, bem menos comum) ... Era um carro interessante ... E relativamente raro, viam-se poucos na rua ...

Mais raras ainda eram as peruas XM ... No posto Shell da marginal pinheiros com a Rua da Paz, ficava uma perua XM grafite, linda, zero ! Cheguei a fazer uma proposta de compra, oferecendo um Opala Comodoro velho e mais uma dúzia de cheques pré-datados ... Proposta recusada ...

Faziam anos que eu não via um XM .. Até que outro dia, descendo do meu escritório, dou de cara com um XM prata zerado de tudo ... E não é que eu achei o carro feio ? Aliás bem feio .... Impressionante como ficou datado, como perdeu o charme que tinha, ou que eu achava que tinha ....

E esse ainda parece ser 4cc ... Muito novo mesmo ... Imagino quanto vale um carro desses hoje ... Deve ser pouco ...

Continua sendo um carro interessante, mas saiu da lista dos carros que eu gosto ...

Abraços,

Badolato

5 comentários:

  1. Esse carro é muito ruim, mas não é privilégio deste modelo. Todos os citroen são carros problemáticos. Tive 3 e 100% da amostra deu problemas!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Xantia 2.0HDI Activa, e não troco aquele carro nem por nada... Não sei que problemas o Luís teve, se a nível de suspensão ou de motor, cá prós meus lados não conheço ninguém que tenha tido problemas de motor aliás os motores PSA são dos mais confiáveis e também com bons binários...
    A nível de suspensão apesar de dar trabalho para a manter em condições, mas nada se faz sem paixão, e quando está tudo em condições são carros imbatíveis (pelo menos o meu nas curvas, ninguém me apanha sendo um activa)... O problema é que as pessoas se esquecem que a suspensão é diferente de todos os carros no mundo e quando começa a ficar mais dura, fazem manutenções onde não devem e pelo mais barato e marcas brancas... aí lixam-se, ou seja tratam os carros como os outros, por pura ignorância, sem se aperceberem que ali existe um trabalho notável de engenharia, que não existe em mais lado nenhum.
    A citroen é das marcas mais inovadoras que existe, não é à toa que em termos de design é das mais reconhecidas(Citroen DS)... inventou os travões de disco, a 1ª a usar materiais alternativos e mais leves, foi a 1ª marca a usar tracção dianteira, faróis direccionais isto em meados dos anos 50, suspensão activa (sem adornar nas curvas)... ;)
    Entre outros... ;)

    ResponderExcluir
  3. Por falar em XM, tenho um amigo que tem um XM Turbo CT... e iamos na auto estrada, quando deparamos com o VW sirocco... o meu amigo sempre a fazer sinais de luzes para ele sair da frente... e ele não saia por pirraça, ainda houve ali competição, o XM chega aos 240Km sem espinhas, mas lá teve que sair da frente porque não era oponente à altura para o XM, ... Um carro muito mais velho (quase 20 anos de diferença), maior e mais pesado que o sirocco... ;)

    ResponderExcluir
  4. Aqui eles sofreram muito por 2 problemas:

    O principal foi que os carros foram caindo de preço e a manutenção era caríssima ... Resultado: faziam qualquer gambiarra para manter o carro andando .. Os com suspensão ativa foram os que mais sofreram ... O segundo motivo foi a qualidade das estradas brasileiras que à época (93-96 que foi quando eles mais vieram) eram muito ruins ... Melhoraram bastante nos últimos 15 anos ...

    Abraços

    ResponderExcluir